Psicoterapia

Enquanto seres humanos, temos natureza essencialmente relacional. Em outras palavras: dependemos da relação estabelecida com outras pessoas, ao longo da vida, para constituirmos a nós mesmos. Isso significa que nosso funcionamento psicológico é regulado a partir de interações variadas que estabelecemos com o outro.

 

Muitas vezes, nossas questões psicológicas podem não estar bem reguladas: podemos ter pensamentos, sentimentos, sensações físicas ou comportamentos que não compreendemos muito bem ou que nos desagradam. Há variadas maneiras de voltarmos a um estado de equilíbrio psicológico: podemos fazer mudanças em alguns aspectos da vida que refletem na totalidade do nosso "eu".

 

Essa retomada do equilíbrio é um processo que chamamos de autorregulação. Diante das dificuldades da vida, uma pessoa saudável tem a capacidade de se autorregular; no entanto, algumas situações podem ser muito difíceis e essa capacidade fica comprometida. Quando temos problemas em nossa autorregulação, podem ser construídos problemas diversos, tais como:

  • Disfunções sexuais (anorgasmia, disfunção erétil, ejaculação precoce etc.)

  • Transtornos de ansiedade (TOC, fobias, síndrome do pânico etc.)

  • Transtornos de humor (depressão, transtorno bipolar do humor etc.)

  • Transtornos alimentares (bulimia, anorexia, compulsão alimentar etc.)

 

Nessas situações de dificuldade, o tratamento psicológico é uma alternativa que contribui para a retomada da capacidade de autorregulação. Esse é o aspecto curativo da psicoterapia. No entanto, a intervenção psicológica pode, para além da intervenção sobre o adoecimento, contribuir para a maximização da saúde.

Nesse sentido, outra possibilidade de benefícios advindos da psicoterapia auxílio é a melhora do desempenho pessoal. Em muitas áreas da vida, por mais que estejamos caminhado bem, é legítimo desejar ir além. Nessas situações, a psicoterapia serve à compreensão dos processos psicológicos que norteiam as nossas ações e funciona, assim, como catalisadora do processo de desenvolvimento que é buscado. Alguns pontos que podem ser melhor desenvolvidos são:

  • Organização no trabalho ou nos estudos

  • Satisfação nos relacionamentos afetivos e sociais

  • Percepção do próprio funcionamento emocional, de forma a ter mais leveza na vida.

  • Atuação nos de papeis parentais e familiares 

 

Portanto, seja para resolver problemas ou melhorar variadas situações existenciais, sempre é possível ter mais qualidade de vida quando investimos em autodesenvolvimento.

Entre em contato

Tem alguma dúvida sobre o atendimento psicológico? Deixe uma mensagem falando um pouco sobre o motivo da sua busca.
E-mail e telefone (WhatsApp):
juliomsfilho@gmail.com
+55 62 98178-1271
Endereço: Rua C-255, 370, Setor Nova Suíça. Goiânia-GO.
Edifício Swiss Office Tower, Sala 507

Responsável técnico: Júlio Manoel dos Santos Filho

CRP 09/7467

©2019 BY PSICÓLOGO ONLINE