top of page

Psicoterapia

Enquanto seres humanos, temos natureza essencialmente relacional. Em outras palavras: dependemos da relação estabelecida com outras pessoas, ao longo da vida, para constituirmos a nós mesmos. Isso significa que nosso funcionamento psicológico é regulado a partir de interações variadas que estabelecemos com o outro.

Muitas vezes, nossas questões psicológicas podem não estar bem reguladas: podemos ter pensamentos, sentimentos, sensações físicas ou comportamentos que não compreendemos muito bem ou que nos desagradam. O retorno a um estado de equilíbrio psicológico normalmente envolve mudanças em comportamentos cotidianos, escolha de situações às quais nos expomos, formas de reagir às demandas externas, resgate ou iniciação em atividades que não fazem parte da rotina atual, dentre tantas outras alterações no modo de experimentar a vida.

Essa retomada do equilíbrio é um processo que chamamos de autorregulação. Diante das dificuldades da vida, uma pessoa saudável tem a capacidade de se autorregular de forma natural, sem direcionamento externo explícito; no entanto, algumas situações podem ser muito difíceis e essa capacidade fica comprometida. Quando temos problemas em nossa autorregulação, podem ser construídos problemas diversos, tais como:

  • Disfunções sexuais (anorgasmia, disfunção erétil, ejaculação precoce etc.)

  • Transtornos de ansiedade (TOC, fobias, síndrome do pânico etc.)

  • Transtornos de humor (depressão, transtorno bipolar do humor etc.)

  • Transtornos alimentares (bulimia, anorexia, compulsão alimentar etc.)

  • Vícios e compulsões (abuso de álcool e outras drogas, compulsão sexual, vício em pornografia etc.)

Nessas situações de dificuldade, o tratamento psicológico é uma alternativa (é um direcionamento externo) que contribui para a retomada da capacidade de autorregulação. Esse é o aspecto curativo da psicoterapia. No entanto, a intervenção psicológica pode, para além da intervenção sobre o adoecimento, contribuir para a maximização da saúde. A psicoterapia pode contribuir para a manutenção ou melhora de nossa saúde na medida em que é um instrumento de incremento do desempenho pessoal em variadas esferas da vida.

 

No que diz respeito à melhoria de desempenho pessoal, o trabalho psicoterápico possibilita a compreensão dos processos psicológicos e emocionais que norteiam as nossas ações. Quando entendemos esses processos, o nosso desenvolvimento em várias áreas de vida pode ser catalisado. A título de exemplo, estes são alguns bennefícios que se pode colher do processo de psicoterapia:

  • Melhora da organização no trabalho ou nos estudos

  • Adequação do modo de agir nos papeis parentais e familiares

  • Aumento da assertividade e da satisfação nos relacionamentos afetivos e sociais

  • Incremento da percepção a respeito do próprio funcionamento emocional, de forma a ter mais leveza e satisfação na vida. 

Portanto, seja para resolver problemas ou melhorar variadas situações existenciais, sempre é possível ter mais qualidade de vida quando investimos em autodesenvolvimento.

bottom of page