Psicoterapia
Enquanto seres humanos, temos natureza essencialmente relacional. Em outras palavras: dependemos da relação estabelecida com outras pessoas, ao longo da vida, para constituirmos a nós mesmos. Isso significa que nosso funcionamento psicológico é regulado a partir de interações variadas que estabelecemos com o outro.
Muitas vezes, nossas questões psicológicas podem não estar bem reguladas: podemos ter pensamentos, sentimentos, sensações físicas ou comportamentos que não compreendemos muito bem ou que nos desagradam. Há variadas maneiras de voltarmos a um estado de equilíbrio psicológico: podemos fazer mudanças em alguns aspectos da vida que refletem na totalidade do nosso "eu".
Essa retomada do equilíbrio é um processo que chamamos de autorregulação. Diante das dificuldades da vida, uma pessoa saudável tem a capacidade de se autorregular; no entanto, algumas situações podem ser muito difíceis e essa capacidade fica comprometida. Quando temos problemas em nossa autorregulação, podem ser construídos problemas diversos, tais como:
-
Disfunções sexuais (anorgasmia, disfunção erétil, ejaculação precoce etc.)
-
Transtornos de ansiedade (TOC, fobias, síndrome do pânico etc.)
-
Transtornos de humor (depressão, transtorno bipolar do humor etc.)
-
Transtornos alimentares (bulimia, anorexia, compulsão alimentar etc.)
Nessas situações de dificuldade, o tratamento psicológico é uma alternativa que contribui para a retomada da capacidade de autorregulação. Esse é o aspecto curativo da psicoterapia. No entanto, a intervenção psicológica pode, para além da intervenção sobre o adoecimento, contribuir para a maximização da saúde.
Nesse sentido, outra possibilidade de benefícios advindos da psicoterapia auxílio é a melhora do desempenho pessoal. Em muitas áreas da vida, por mais que estejamos caminhado bem, é legítimo desejar ir além. Nessas situações, a psicoterapia serve à compreensão dos processos psicológicos que norteiam as nossas ações e funciona, assim, como catalisadora do processo de desenvolvimento que é buscado. Alguns pontos que podem ser melhor desenvolvidos são:
-
Organização no trabalho ou nos estudos
-
Satisfação nos relacionamentos afetivos e sociais
-
Percepção do próprio funcionamento emocional, de forma a ter mais leveza na vida.
-
Atuação nos de papeis parentais e familiares
Portanto, seja para resolver problemas ou melhorar variadas situações existenciais, sempre é possível ter mais qualidade de vida quando investimos em autodesenvolvimento.