AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PRÉ-CIRÚRGICA

A avaliação psicológica pré-cirúrgica é o procedimento que tem por objetivo verificar ou não a presença de condições psicológicas para decidir e lidar com os possíveis resultados de uma dada cirurgia. Os principais procedimentos para os quais se exige ou sugere a avaliação psicológica pré-cirúrgica são:

  • Cirurgia bariátrica

  • Laqueadura

  • Vasectomia

Em relação às cirurgias de esterilização (laqueadura e vasectomia), a observância de aspectos psicológicos é fundamental não apenas enquanto pré-requisito para realizar os procedimentos, mas, também, para lidar com o resultado de uma escolha que pode ser permanente. É preciso certificar que a pessoa a ser operada tomou essa decisão de maneira voluntária e com real consciência dos impactos familiares e emocionais da cirurgia.

No caso da cirurgia bariátrica, recomenda-se não apenas a avaliação, mas o acompanhamento psicológico durante o processo de decisão pela cirurgia. No pós-operatório, é importante manter o acompanhamento psicológico, pois, dentre outras questões, a pessoa estará em processo de reconstrução da autoimagem.